Início / Mais Rap / A Era de Ouro do Hip Hop em 20 Fotografias

A Era de Ouro do Hip Hop em 20 Fotografias

Uma viagem pela mão de alguns dos fotógrafos que acompanharam o nascimento e expansão do movimento Hip Hop.

Durante as décadas de 1980 e 1990, o Hip Hop tornou-se numa das maiores manifestações sociais da cultura afro-americana nos Estados Unidos.

Os fotógrafos foram privilegiadas testemunhas desde o seu início. Por meio da fotografia, registaram como poucos o intenso nascimento e expansão do universo do Hip Hop, imortalizando esses momentos através da cinematografia das cores e dos movimentos, ancorados pelas figuras pitorescas que protagonizaram o início deste género. Fotografar é também uma forma de estar envolvido com a sonoridade e a cultura Hip Hop. Por isso mesmo, em baixo deixamos alguns dos fotógrafos que destacámos, pela marca que deixaram e contributo que tiveram em trazer até nós a era de Ouro do Hip Hop.

CHI MODU

Instagram: @chimodu

Foi director de fotografia do The Source, uma das revistas mais importantes para a cultura Hip Hop, onde desenvolveu relações com alguns dos maiores ícones do movimento, como Tupac Shakur, Notorious B.I.G., Mobb Deep, Mary J. Blige ou L-L Cool J.

Mobb Deep por Chi modu
Tupac por Chi modu
Tupac por Chi modu

ERNIE PANICCIOLI

Instagram: @erniepaniccioli

Nesta descrição citamos Afrika Bambaataa.

Ernie Paniccioli is hip hop’s photo king.

A Tribe Called Quest por Ernie Paniccioli
The Notorious B.I.G. e Ernie Paniccioli

JANETTE BECKMAN

Instagram: @janettephoto

Iniciou a carreira no ceio do início do punk rock, trabalhando para revistas como The Face e Melody Maker. Em 1982 muda-se para Nova Iorque, onde é atraída pelo Hip Hop, captando alguns momentos de pioneiros como Run DMC, Slick Rick, Salt’n’Pepa, Grandmaster Flash ou Big Daddy Kane, entre outros.

Run-DMC por Janette Beckman
LL Cool J por Janette Beckman
Leaders of the New School Island por Janette Beckham

JOE CONZO

Instragram: @joeconzo

Joe Conzo faz parte dos privilegiados que assistiram de perto ao boom do movimento nos subúrbios de Nova Iorque, onde capturou alguns dos momentos mais icónicos na história da cultura.

DJ Tony Tone (Cold Crush Brothers) e DJ Kool Herc por Joe Conzo
Cold Crush Brothers por Joe Conzo

LISA LEONE

Instagram: @thereallisaleone

Natural de Nova Iorque, documentou o nascimento e ascensão do movimento hip hop. Uma das suas apresentações mais icónicas é referente ao primeiro vídeoclipe de Snoop Dogg, da música “What’s My Name?”. Contudo, a sua obra não se resume restritamente ao Hip Hop, tendo colaborado por exemplo com Stanley Kubrick, durante a produção do seu último filme, Eyes Wide Shut.

Snoop Dogg por Lisa Leone
The Fugees por Lisa Leone
Queen Latifah por Lisa Leone

MICHAEL MILLER

Instagram:@mikemillerphoto

A sua primeira capa para um disco de rap foi para o álbum solo de estreia de Arabian Prince, dos N.W.A.. É um dos fotógrafos que apresenta uma maior galeria relacionada com o Hip Hop da costa oeste.

Easy E por Michael Miller
The Alkaholiks por Michael Miller

RACHELLE CLINTON

Instagram: @rayphotos

Uma fotógrafa bastante solicitada no universo Hip Hop dos anos 90, tendo colaborado com revistas como a Rap Pages ou The Source.

Pete Rock e Nas por Rachelle Clinton

SUE KWON

Instagram: @suekwon

Iniciou a carreira no The Village Voice, nos anos 90. Kwon documentou fragmentos da vida noturna de Nova Iorque e algumas das maiores estrelas do movimento, como os Wu-Tang Clan ou Biggie Smalls. Desde então, fotografou artistas para labels como a Def Jam, Sony ou Loud Records.

The Notorious B.I.G. por Sue Kwon
Ol’ Dirty Bastard por Sue Kwon
Jay Z por Sue Kwon

Fonte: https://shifter.pt/2017/03/a-era-de-ouro-do-hip-hop-em-fotografia/

Comentários

Sobre Underground Lusófono

O maior site de Rap Underground feito na Lusofonia aka CPLP! Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal,Timor-Leste, São Tome e Principe.

Além disso, verifique

Álbum: Notoriety – Expect The Unexpected

O álbum de estréia da Notoriety, “Expect The Unexpected”, acaba de ser lançado. Depois de …

%d bloggers like this: