Início / Álbuns / Álbum : Black Side – Black Já Djegá

Álbum : Black Side – Black Já Djegá

Black Side

 

Em Cabo Verde o hip hop surgiu nos finais dos anos 80 e ganhou força nos anos 90 com o surgimento de grupos como os Black Side, Ice Company e Bairro Norte. Estes grupos marcaram uma geração que se identificou com os temas tratados. A música era uma forma de sensibilizarem os jovens sobre os principais flagelos do final do século XX. Os Black Side, por exemplo, cantavam temas que preocupavam a sociedade como o Sida e as drogas.

“Os Black Side foram os primeiros grupos em Cabo Verde que fizeram o rap crioulo. Vão ser sempre uma referência, porque quando surgiram existiam vários outros grupos por ser uma coisa nova e que estava na moda. Só que destes, mil falavam da mesma coisa, cantavam da mesma maneira mas os Black Side trouxeram uma forma diferente de apresentar os temas. Trouxeram músicas com algum sentimento e foi aqui que se destacaram. Quem vai começar a fazer rap agora deve ouvir os Black Side obrigatoriamente, porque é lá que encontram a essência do rap crioulo, mensagens positivas de quem quer ajudar os jovens e também uma musicalidade ”, conta “Netcha”.

“Os Black Side serão sempre uma referência como aqueles que abriram a porta para que muitos outros MC´s pudessem surgir e acreditar que era possível fazer este estilo musical em Cabo Verde. Mas influência no hip hop actual penso que já não tem assim tanta, ou quase nenhuma, porque desde que eles se lançaram até aqui já houve muitas mudanças no mundo do hip hop. A herança deixada por eles vai ser sempre aquele legado de boas mensagens que trouxeram ao povo, e a inspiração de muitos MC`s”, disse Aluízio.

Fonte: SAPONOTÍCIAS

Album: Black Já Djegá
Artista: Black Side
Ano: 1996

01.Intro – 00:01
02.Black Men – 01:40
03.Convivência – 05:00
04.Qualquer Um – 09:09
05.Sô Festa – 14:24
06.Interlude – 17:46
07.Oiá Pa Povo – 18:35
08.Tcham Vivê – 22:40
09.Stop Droga – 27:10
10.Kiki´s B.S Effect – 32:22
11.Nha M´nininha – 34:00
12.Nhas M´nininha – 37:56
13.Rap Mania – 41:45
14.Evolução – 42:43
15.Sem Bô – 50:06
16.Agredsimemt – 53:52

Black Side – Black Já Djegá (1996)
“Black Side, é um grupo de RAP Criolo formado em 94/1995, por “Dáu, GilsonGee e Tó”. Uns dos pioneiros e referencia no Hip Hop crioulo, abriram as portas a muitos outros MC’s, retratando alguns aspectos relacionados com a sociedade. Em 1996 lançaram o álbum “Black já djegá”, e este tornou-se um clássico do povo das ilhas, com musicas como “Oia pa pov”, “Stop droga”, “Black Men”, “Tcham Vivê”, “Rap Mania”…”

Comentários

Sobre Carylson Alberto

Saudações, sou o Editor-chefe do site. Carylson Alberto é o nome do Registo, mas artísticamente sou conhecido como RMC, desde aos 9 anos de idade que apaixonei-me pelo Rap,daí decidi abraçar a essência do rap. Sou Bloguer, rapper, escritor e estou a me formar no curso engenharia de minas, na Universidade Agostinho Neto (Angola-Luanda). Queres que o site divulgue o seu projecto? Podes entrar em contacto comigo. Facebook: Carylson Alberto. Whatsapp: +244 922 390 278 email: resgatadormental@gmail.com

Além disso, verifique

Álbum: Xamã – Pecado Capital

O rapper Brasileiro *Xamã* nome artístico de Jason Carlos da Cruz Fernandes, é um rapper …

%d bloggers like this: