Início / Notícias / DJ KL Jay do grupo Racionais MC’s recebe homenagem da Prefeitura de São Paulo por sua carreira e história

DJ KL Jay do grupo Racionais MC’s recebe homenagem da Prefeitura de São Paulo por sua carreira e história

DJ KL Jay, nome artístico de Kleber Geraldo Lelis Simões, é sem duvidas o DJ mais famoso e importante do Brasil. Integrante do lendário grupo Racionais MC’s, KL Jay começou sua carreira em 1984, quando fazia bailes em residências ao lado de seu actual companheiro no grupo, Edi Rock. Tape deck, aparelhos três em um, fitas cassetes e alguns vinis eram os meios que faziam com que as festas seguissem as madrugadas nas vizinhanças da zona norte de São Paulo.

Anos depois, após ter visto um vídeo com a performance de um dos mais importantes nomes do cenário hip-hop, o DJ Cash Money, Kl Jay se identificou com a arte dos toca-discos. Mas foi somente após ter presenciado os scratches do DJ Easy Lee, do rapper Kool Moe Dee, em um show no Club House em Santo André, que ele teve a certeza: “Eu sou isso”.

Juntamente com Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue, fundou o Racionais MC’s no fim dos anos 80. Com o rapper Xis criou a gravadora que depois se tornou produtora de eventos e confecção, 4P. Foi nessa gravadora que também lançou seu álbum solo Na Batida Volume 3 – Equilíbrio, a Busca, em 2002, que conta com a participação de vários artistas do hip-hop. Ao lado de Xis, Kl Jay produziu por 10 anos o mais importante campeonato de DJs do país – O HIP HOP DJ –, que revelou renomados nomes como Cia, King, Marco, Nuts, Tano, Hadji, Will, Ajamu, Erick Jay, RM entre outros.

Kl Jay é sócio da gravadora Cosa Nostra juntamente com o Racionais MC’s, e possui um selo individual, o Equilíbrio, que já lançou os álbuns dos grupos Sistema Negro, Cagebê e Relatos da Invasão.

Foi apresentador do Yo! MTV Raps, discotecou de 1994 a 1996 na badalada Soweto, casa noturna que marcou a cultura hip-hop em São Paulo e tocou no Clube da Cidade de Diadema/SP entre 1999 e 2002. Atualmente, se apresenta todas as quinta-feiras junto com os DJs Ajamu, Marco e Will na festa conhecida por Sintonia, projeto que acontece há seis anos e viaja por todo o país.

Por tudo isso e muito mais, KL Jay foi homenageado por seu tempo de carreira e serviços prestados a profissão pela Prefeitura de São Paulo e seu departamento de cultura e eventos. O lendário DJ foi ao seu Instagram para revelar a grande noticia, “Como diz meu parceiro @djrmbrasil “CARTEIRADA” – Muito obrigado @erickjay, 100 palavras…”, brincou Jay. O certificado assinado pelo Vereador Sr. Paulo Frange ainda agradece KL Jay por fazer parte da historia da profissão de DJ em São Paulo e no Brasil.

Comentários

Sobre Underground Lusófono

HipHop/Rap Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal,Timor-Leste, São Tome e Principe.

Além disso, verifique

Gutierrez lança single “Vou Seguir Em Frente”

Com participação de Yas Werneck, o rapper brasileiro Gutierrez lança o single “Vou Seguir Em …

%d bloggers like this: