Home / Notícias / CARYLSON ALBERTO AFIRMA QUE OS RAPPERS TÊM DESEMPENHADO MAL O SEU PAPEL

CARYLSON ALBERTO AFIRMA QUE OS RAPPERS TÊM DESEMPENHADO MAL O SEU PAPEL

CARYLSON ALBERTO AFIRMA QUE  OS RAPPERS TÊM DESEMPENHADO MAL O SEU PAPEL

Artigo de Opinião:

Por: Carylson Alberto

OS RAPPERS TÊM DESEMPENHADO MAL O SEU PAPEL.

Como eu sei que às pessoas gostam de fazer confusão, vou esclarecer aqui no princípio do texto: Boom Bap ou Trap tudo é Rap, nesse texto não estou a falar apenas de Boom Bap, estou a falar de RAP.
O Rap tem o seu papel na sociedade, tal como a escola tem, Igreja tem,etc… isso não se deve discutir.

H.I.P. H.O.P é uma Kultura e toda kultura tem a sua Identidade, a falta de informação das pessoas é que levam essas mesmas pessoas ao erro.
Saibam o seguinte: H.I.P H.O.P – Her Infinity Power Helping Opressed People (Seu Poder Infinito Ajudando Pessoas oprimidas). O RAP-música da Kultura HIP HOP, é um estilo musical inteligente e surgiu na extensão das correntes de afirmação do homem preto, num momento de turbulência para dar espaço, voz, palco, tela e oportunidades a grupos de pessoas desfavorecidas e marginalizadas na sociedade.

O RAP nasceu da contestação política e social. As Letras dos rappers devem constituir críticas radicais com preocupações socias PROFUNDAS. Mas, a industria discográfica alterou esse carácter irreverente do Rap, recuperou as músicas, esvaziou as Letras dos artistas, mascarou os mesmos artistas e substituiu a crítica social por um estereótipo feito de adereços exteriores. A celebração do dinheiro fácil passou a ser constante, nas letras às mulheres passaram a ser tratadas como objectos ou prostitutas. A poesia das canções degradou-se na rima fácil que coisifica a mulher, glorifica a violência e impõe uma imagem distorcida dos Jovens.

Bob Da Rage Sense numa das suas músicas disse o seguinte: O que antes era um instrumento de Libertação (Rap), hoje em dia é música para o entretenimento.

Fruto disso, hoje os Rappers tem desempenhado mal o seu PAPEL, mesmo sabendo que o Negro ainda continua a ser vítima de Racismo, a cada dia que passa Aumenta a pobreza, a Desigualdade social é visível a olho nú, Angola lidera na taxa de mortalidade infantil, as Mulheres continuam a ser vítimas de violência domestica, temos muitas crianças sem ter acesso ao ensino académico, nos hospitais faltam medicamentos,etc… O povo está a sofrer, as pessoas estão a morrer. E hoje os rappers na sua maioria lançam Álbuns/Mixtapes/EP sem haver nenhuma música de intervenção social. Como isso é possível ?
Estamos a falar de RAP irmãos. O rapper e o Jornalista devem ter 1 coisa em comum: Ser o Porta-voz do POVO.

É necessário às pessoas saberem se realmente o que os RAPPERS hoje produzem é realmente válido como obra de arte dentro da Kultura HIP HOP ou é simplesmente produto de Mercado procurando audiência?
É necessário retirar o debate sobre o papel social do Rap dentro do terreno do falso moralismo, para o centrar no debate da qualidade da arte, aquilo que eu chamo RAP.

CARYLSON ALBERTO

Comentários

About Carylson Alberto

Saudações, sou o Editor-chefe do site Underground Lusófono. Queres que o site divulgue o seu projecto? Podes entrar em contacto comigo. Facebook: Carylson Alberto. Whatsapp: +244 922 390 278 email: resgatadormental@gmail.com instagram: carylson alberto

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: