Home / Artigo de Opinião / Carylson Alberto fala sobre “O ENVOLVIMENTO DA MULHER NA CULTURA HIP HOP.

Carylson Alberto fala sobre “O ENVOLVIMENTO DA MULHER NA CULTURA HIP HOP.

Carylson Alberto fala sobre "O ENVOLVIMENTO DA MULHER NA CULTURA HIP HOP.

Por: Carylson Alberto

O ENVOLVIMENTO DA MULHER NA CULTURA HIP HOP.

Há dias, eu partilhei um texto que dizia o seguinte: Os músicos (na sua mairoia) usam sempre as mulheres como Objecto nas suas letras e o mais triste é ver as mulheres apoiando/aplaudindo esses mesmos músicos. Que até parece um paradoxo, mas são as mesmas mulheres que depois dizem que os homens não valorizam as mulheres.

Eu quero colocar pontos aqui a serem reflectidos, já que um dos elementos do Hip Hop está ligado ao saber e ao conhecer. Claro que, o hip hop também é sobre políticas sociais e representação dos marginalizados. Quando o hip hop em si começou a tomar forma, era dominado por homens (não só o hip hop, todos os espaços). No início as mulheres representavam pouca coisa, coadjuvantes, não protagonistas. Naquela época as mulheres eram pautas faladas porém como algo negativo ou sexual, tanto nas letras como nos vídeos (actualmente ainda acontece e muito) a mulher sendo objeto e visto como troféu. Temos inúmeras músicas de rappers conceituados que fazem sucesso onde os mesmos objectificam ou maltratam a mulher.

Mas, acredito que, assim como o hip hop está conectado a atitudes, também está ligado a evolução, desenvolvimento, mudança, e com isso acredito que o cenário do hip hop no mundo vai mudar conforme as mulheres vão se envolvendo. O MACHISMO não é apenas uma violência física, e a única forma de combater a misoginia dentro da cultura HIP HOP é aumentar cada vez mais o número de mulheres dentro da cultura em questão.

Acredito que as questões que não são abordadas, começaram a ser enxergadas de acordo com a entrada das mulheres. Isso será resultado de uma diferença de percepção e vivência. Eu acredito que a representação da mulher é crucial para a evolução da própria cultura porque trará mais representatividade, diferentes realidades, visões, sentimentos, raízes e questões a serem tratados que já eram parte da história desde o inicio mas não eram reconhecidas. Tornando assim, a mulher um complemento que mudará muitas vidas e a própria trajetória do hip hop.

Eu poderia adicionar centenas de pontos sérios aqui, mas o que quero dizer é: precisamos de mais mulheres activas. Vamos começar a dar mais reconhecimento e respeito para as mulheres envolvidas no hip hop, abrir espaços e oportunidades. Todos (não importa o género) devemos dar mais “VOZ” as mulheres.

De: Carylson Alberto
Editor-chefe do site Underground Lusófono.

Comentários

About Carylson Alberto

Saudações, sou o Editor-chefe do site Underground Lusófono. Queres que o site divulgue o seu projecto? Podes entrar em contacto comigo. Facebook: Carylson Alberto. Whatsapp: +244 922 390 278 email: resgatadormental@gmail.com instagram: carylson alberto

Check Also

"Raf Tag U Imortal" diz que o melhor grupo de rap lusófono de todos os tempos são os "Racionais MC'S"

“Raf Tag U Imortal” diz que o melhor grupo de rap lusófono de todos os tempos são os “Racionais MC’S”

  Nas redes socias “Raf Tag” mais conhecido como “Raf Tag U Imortal” , manda …

Projecto: Underground Lusófono - De Volta Aos Clássicos [Download]

Projecto: Underground Lusófono – De Volta Aos Clássicos [Download]

“De Volta Aos Clássicos” é o 5º projecto do nosso site (Underground Lusófono) na direcção …

Diomedes Chinaski, Rincon Sapiência, Kid MC, Linhas Proféticas

Diomedes Chinaski, Rincon Sapiência, Kid MC – Linhas Proféticas [Download]

Faça download da música “Linhas Profética” da Coligações Expressivas 4 com Diomedes Chinaski, Rincon Sapiência, …

SIC Notícias -10 Minutos com Luaty Beirão

SIC Notícias -10 Minutos com Luaty Beirão

Luaty Beirão diz que há cada vez menos medo e mais indignação em Angola, mas …

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: