Home / Rap Angola / Zero Dois lança single “Saber”

Zero Dois lança single “Saber”

“Saber” é o tema do segundo single de avanço do álbum “Liberdade” do rapper angolano Zero Dois.

O single é um tributo de forma rimada para aquilo que considero a principal arma do homem “Conhecimento”.

“Saber” teve a análise conceptual do Nlando Tona.

#Ensaio conceptual

“Num mundo de pessoas anormais a loucura é um dom”

– disse o poeta – “ser louco é uma forma de ser normal”, porém, o fôlego não é suficiente para se estar vivo, existir pressupõe a consciência da própria existência mas, o que é existência no final das contas?

Será que no final das contas, existir resumi-se em nascer, crescer e morrer? Uma mera passagem antes do sono profundo? Onde a caminhada é programada ao passo das leis materiais, ao que se pode comprar e vender; Aos caprichos da megalomania humana viciada numa crença de que se pode agradar tudo e todos.

A mente é uma prisão.

Se o poeta disser que existe um caminho do meio? – Buda na sua louca sabedoria Oriental percorreu tais andanças, por outra, compreender valor do saber, porém, admitindo que só se pode saber ao reconhecer a própria ignorância, como o filósofo grego de nome Sócrates.

Saber é poder e oconhecimento é a luz, a certeza é uma armadilha, uma ilusão da consciência – na caverna de Platão que os homens acreditavam piamente que o mundo resumia-se nas projeções holográficas na parede, porém, a dúvida mostrou-se que não era verdade, a dúvida os salvou.

O conhecimento residi na aceitação da própria ignorância e a existência é outra face da e enexistência, estudando as leis da termodinâmica percebemos de que tudo o que existe foi, é ou será parte de alguma coisa, ou seja, hoje homem, amanhã uma borboleta, o inverso também é valido, logo o valor da vida está nas aberturas de novas percepções. A vida se transforma.

O valor da vida está na forma como ela é vivida. Os extremos revelam novos horizontes, a incompreensão leva a novas concepções.

Portanto, vale apena dar valor a existência, viver em plenitude e compreender o saber; romper as grades da prisão da matéria e olhar para frente, além do certo e o errado existe o caminho do meio.

É preciso abraçar este poder chamado Saber/dharma, Nlongui ou filosofia – a única chave capaz de romper o Armageddon. É preciso compreender a grande lição deixada pelo mestre dos mestres – “conhecer a verdade, pois só ela liberta”.

Comentários

About Underground Lusófono

HipHop/Rap Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal,Timor-Leste, São Tome e Principe.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: