Home / Notícias / General D de regresso à música

General D de regresso à música

Aquele que muitos apelidam de “pai” do hip-hop em Portugal volta agora aos discos, depois de uma vida de errâncias e de um longo interregno artístico. O novo single, Zombie, chega no dia 28.

De todos os pioneiros do hip-hop em Portugal, foi ele o primeiro a adquirir visibilidade, impondo um discurso de consciência sociopolítica. É considerado por muitos como o “pai” do género, tendo editado dois álbuns nos anos 1990 (Pé Na Tchôn, Karapinha No Céu, de 1995, e Kanimambo, de 1997) que congregavam influências africanizadas e do rap. Quando preparava o terceiro álbum, no final dos anos 90, desapareceu sem deixar rasto; em 2014, o PÚBLICO localizou-o em Londres, com uma longa história de errâncias e itinerâncias atrás de si.

Entretanto, deu-se o seu retorno a Portugal. Sérgio Matsinhe, mais conhecido por General D, 47 anos, não entrava num estúdio de gravação há muito, mas ei-lo agora de regresso com o single Zombie, que será lançado a 28 de Outubro, antecedendo um outro single a editar daqui a meses e um álbum que deverá chegar na segunda metade do próximo ano. “Isto não foi repentino, foi um processo contínuo, com muita pré-produção”, conta-nos. “Não fui directamente para um estúdio. Andei a preparar o trabalho e a fazer maquetas. Foi algo que foi amadurecendo dentro de mim.”

LEIA O ARTIGO COMPLETO

Comentários

About Underground Lusófono

HipHop/Rap Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal,Timor-Leste, São Tome e Principe.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: